Dia de Campo em Plantação ”Pioneira” de Oliveiras no Bairro Panorama 2 em Pilar do Sul no dia 24/05/2013

Coordenado pelas Engenheiras Agrônomas, Pesquisadoras Científicas, Edna Ivani Bertoncini do Pólo Regional Centro do Sul e Angélica Prela Pantano do Instituto Agronômico, ambas da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria Agricultura e Abastecimento foi realizado, dia 24 de maio, o Dia de Campo em Plantação “pioneira” de oliveiras no Bairro Panorama 2, em Pilar do Sul.

Os participantes receberam orientações sobre a situação da Olivicultura no Brasil, os estudos que estão sendo realizados no Estado de São Paulo e outros estados para a viabilidade da implantação da cultura, obtenção de dados climáticos, manejo da cultura como processamento de mudas, tutoramento, ocorrência de pragas e doenças, poda, e colheita e qualidade de azeites.

Segundo o proprietário Carlos Roberto David não há dados sobre o cultivo de oliveiras em Pilar do Sul, portanto é algo novo e por isso o interesse da APTA em acompanhar o plantio e produção na região para, além de dados inéditos, avaliar a possibilidade da cultura para azeitonas de mesa e a extração de azeite no sul do estado de São Paulo.

O Dia de Campo contou com a participação de representante da Diretoria da Secretaria de Agricultura, Sindicato Rural Patronal de Pilar do Sul, produtores e agrônomos interessados, além da participação do representante da Diretoria da Secretaria de Agricultura de Piedade, Engº. Agrônomo da Qualifértil e produtores interessados. Ressalte-se que em Piedade há três anos foram plantados os primeiros pés de oliveiras e há dados técnicos na região.

O encontro foi extremamente proveitoso, pois os representantes da APTA puderam esclarecer muitas dúvidas com relação à cultura da oliveira no país. (Fonte: Carlos Roberto David)