Moradores do Jardim Cananeia sofrem com falta de água em feriados prolongados

A proximidade do Carnaval tem gerado apreensão e insegurança aos moradores do bairro Jardim Cananeia.

A preocupação procede quando se reportam ao final do ano de 2012, quando houve falta de água no bairro, causando sofrimento e transtornos aos moradores, aos proprietários de sítios e chácaras e visitantes que escolheram Pilar do Sul para passar as festas natalinas e de final de ano.

A redação do O Jornal foi contatada por moradores do mencionado bairro, que relataram as dificuldades acarretadas pela falta de água por vários dias.

Segundo os moradores, o último poço aberto pela Sabesp em 2004 não consegue abastecer o bairro, haja vista o aumento da população; preocupados com a proximidade do carnaval, quando certamente o bairro terá sua população aumentada, perguntam: novamente haverá falta d’água? Que medidas já foram tomadas para que isso não ocorra?

Resposta da Sabesp

A Sabesp está empenhada em garantir o pleno fornecimento de água à população do Jardim Cananéia. Além dos poços em funcionamento e de um poço em construção, a companhia aumenta a produção de água dos poços nos feriados prolongados, que passam a trabalhar 24 horas, e disponibiliza caminhões-pipa para os horários de maior consumo. No Natal e Ano Novo foram usados caminhões com capacidade para 12 mil litros e para o Carnaval serão utilizados caminhões com capacidade para 20 mil litros.
A população do Jardim Cananéia e Chácaras Reunidas chega a triplicar nos feriados prolongados, passando de 3 mil para 10 mil habitantes. Por isso, a Sabesp recomenda que a população use a água com economia.

As dicas são: tome banhos mais curtos e feche o registro durante o ensaboamento; deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; lave o carro em outra data – e evite usar a mangueira para isso, prefira um balde com água; deixe para lavar a calçada ou o quintal em outro dia – e lembre-se de usar uma vassoura e um balde com água, não a mangueira; dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima; antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar. (Assessoria de Imprensa da Sabesp )