Português – fale e escreva corretamente

Pronomes – III

 

Pronomes Indefinidos

 

São aqueles que se referem a um ser (terceira pessoa) de modo impreciso ou genérico. Quando o pronome indefinido é empregado antes de substantivos, é pronome adjetivo. Exemplo: Muitos estudantes gostariam de ser promovidos.

Quando o pronome indefinido substitui o substantivo, é pronome substantivo. Exemplo: Muitos gostariam de ser advogados.

Alguns pronomes indefinidos são variáveis, isto é, sofrem flexão de gênero e número; outros são invariáveis.

São pronomes indefinidos variáveis: algum, nenhum, todo, outro, certo, bastante, qualquer, quanto, qual.

Invariáveis: alguém, ninguém, tudo, nada, algo, cada, quem, que.

Quando houver um grupo de palavras com valor de pronome indefinido, temos a locução pronominal indefinida. Veja: Todo o mundo poderá participar da gincana! Quem quer que vá ao baile, deverá usar traje a rigor.

Pronomes interrogativos – são os pronomes indefinidos que, quanto, como, qual (o) que, quando empregados em frases interrogativas. Exemplo: Que horas são? Qual é a temperatura? Como você vai sair?

Plural de qualquer

“Qualquer” é a única palavra da língua portuguesa que forma o plural a partir de modificações internas: a sílaba qual passa a quais, formando quaisquer. Exemplo: Quaisquer que sejam as notícias, elas devem ser publicadas.

Pronome relativo – é aquele que liga duas orações, substituindo na segunda oração um termo antecedente, isto é, um termo já expresso na primeira oração. São eles: que, quem, o qual (a qual, o(a)s quais), onde (equivalendo a em que), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cujas, cujos) e podem ser precedidos ou não de preposições. Exemplo: A escola onde vou estudar é longe da minha casa. O aluno a quem entreguei o papel é muito responsável.

Os pronomes relativos, excetuando-se cujo, cuja, cujos, cujas, podem ser facilmente substituídos pelo relativo o qual (a qual, os quais, as quais). Observe: A menina de quem você gosta passou por aqui. A menina da qual você gosta passou por aqui.