Grupo de Teatro “Delivery” Mari Mari fez apresentações em Pilar do Sul

O Grupo de Teatro Mari Mari está se apresentando em Pilar do Sul desde o dia 14 de agosto. Na sexta-feira (17), farão apresentações no Lar dos Velhinhos (das 13h00m às 14h00m); das 16h00 às 18h00m haverá ensaio geral com alunos da Escola Japonesa e Colégio Objetivo, no Kaikan.

No sábado, (18) a apresentação será na Praça da Matriz (Cel. Fernando Prestes), das 10h00m às 11h30m.

Além de Pilar do Sul, o grupo fará apresentações no SESC Sorocaba, na Universidade de São Paulo (USP) e em entidades assistenciais de São Paulo, numa turnê voluntária de três semanas.

Desde 2011, a Universidade de Arte e Cultura de Shizuoka (SUAC) vem realizando o Teatro Mari Mari nas escolas brasileiras de Hamamatsu e comunidade local. Através do Projeto realizado pela SUAC, serão entregues mensagens de Hamamatsu, cidade com maior concentração de brasileiros no Japão, ao Brasil.

O professor Ikegami Shigehiro (Departamento de Cultura Internacional,  Faculdade de Arte e Cultura de Shizuoka), idealizador do projeto, tem observado uma nítida segregação de comunidades de dekasséguis com os locais, em sua cidade de Hamamatsu, que tem a maior população de brasileiros atualmente no Japão. Crianças e adolescentes sofrem com essa discriminação, com crises de identidade agudas, já que essas mesmas pessoas, no Brasil são tratados como “japoneses” e no Japão são tratados como “estrangeiros”, sempre com olhar de desconfiança. O projeto visa, através da arte, levar de um lado ao outro do mundo (daí o conceito “delivery”) as mensagens de apoio mútuo dessa minoria.

Supervisor do Projeto – Ikegami Shigehiro (Universidade de Arte e Cultura de Shizuoka). Realização – Universidade de Arte e Cultura de Shizuoka. Co-realização: Aliança de Intercâmbio Brasil Japão. Patrocínio nominal: Consulado do Brasil em Hamamatsu. (Fonte: Kaikan de Pilar do Sul/SP)