Município é contemplado com Kit Cinema

O Programa de Incentivo à criação de salas de exibição cinematográfica, desenvolvido pela Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural (UFPDC) da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo contemplou com o “Kit Cinema o município de Pilar do Sul.

O Programa visa descentralizar e disponibilizar o acesso a essa atividade cultural às cidades onde não existem salas de cinemas. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006, constata que dos 645 municípios paulistas, apenas 144 possuem salas de cinema.

O Programa é realizado em parceria com as prefeituras, que disponibilizam o espaço e o pessoal necessário para executar as projeções. O Kit Cinema consta de uma tela de projeção 3 x 4 metros, um projetor, um aparelho DVD, uma mesa de som e duas caixas de som, além de alguns títulos para exibição.

“O Jornal” contatou Regiane Mazzer e Francisca Hortência G. de A. Ribeiro, que prestam serviços culturais à Secretaria Municipal de Cultura para saber como tomaram conhecimento do Programa de Incentivo à criação de salas de exibição cinematográfica. Segundo as colaboradoras, em abril de 2012 a prefeitura municipal recebeu um Ofício Especial da Secretaria de Estado da Cultura informando que o município havia sido contemplado com o projeto. “Na época”, relatam, “estávamos desenvolvendo o Fórum Anti Drogas ‘Sim para a Vida, não para as drogas’ e o prazo para ‘colocar no papel’ e enviar um projeto do município, para participar do programa, se extinguiria em 20 de abril. Foi um trabalho árduo elaborar o projeto e enviar à Secretaria de Estado da Cultura em tempo hábil”, enfatizam.

No dia 19 de julho, após três meses da inscrição do projeto, a Secretaria de Estado da Cultura informou à prefeitura que o município havia sido contemplado. O prefeito Antonio José Pereira foi à SEC e assinou o termo de doação do Kit.

Os equipamentos, segundo as coordenadoras do projeto, serão instalados no Centro Estudantil e Comunitário “José Luiz de Moraes”. O local a ser instalado o Cine Clube passará por adequações para receber os equipamentos.

Após receber as adequações e estruturas necessárias às instalações dos equipamentos, haverá a estreia oficial do Cine Clube. O dia da estreia será divulgado à população.