Festival Recicla Pilar movimentou a Pça. Fernando Prestes

Ideias e Ações viáveis para um município sustentável

No dia 30 de junho foi realizado, na Praça Cel. Fernando Prestes, o Festival Recicla Pilar. O evento, embasado na ideologia da sustentabilidade, reuniu atrações culturais e ações práticas em benefício ao meio ambiente.

A movimentação na praça foi intensa e o público pode assistir a shows musicais com apresentações do Projeto Guri, Bandas e DJ.

O Grupo de Teatro Escarafunchar, formado por atores pilarenses, apresentou a peça “Dias de Chuva, Dias de Terra, com temática sobre a seca que, segundo o ator Guto Carvalho, pode ser a seca por falta de chuva ou a seca da alma das pessoas.

Houve exposição de artesanatos da COMARPS, oficina de artesanato com materiais recicláveis, com a participação dos artesãos locais que trabalham com artigos como a fibra de bananeira. Os estandes da COMARPS, Instituto Refloresta, Projeto Desatando Nós, Escola da Família, Auto Posto Garcia Mais, Ralip, Sabesp expuseram seus produtos e suas ações ambientais. A parceria com o provedor de Internet Action possibilitou uma zona de conexão livre e gratuita no local, durante o evento.

Carrinhos para coleta de materiais recicláveis foram colocados na praça; a coleta do lixo digital (equipamentos eletrônicos, de informática, pilhas, baterias e afins) realizada pela campanha desenvolvida pelo Auto Posto Garcia Mais, possibilitou à comunidade se desfazer, de modo correto, desses materiais.

O evento contou ainda com exposição de fotos dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental Municipal e distribuição de 400 saquinhos de lixo para automóveis (parceria com o DETRANPS e CRAS).

Foi realizado, também, plantio de mudas de árvores nativas no Parque de Educação Ambiental Jatobá (Jardim Colinas) e no Jardim Nova Pilar, na Escola Narciso José.

O prefeito Antonio José Pereira e outras autoridades fizeram a entrega de três bicicletas oferecidas pelo comércio local, aos ganhadores do Prêmio da Iniciativa Sustentável, nas categorias rural e institucional. Também homenagearam, com medalhas e presentes, os catadores de materiais recicláveis.

Segundo os organizadores do evento as parcerias com a prefeitura, secretarias municipais, entidades, associações, comércio, projetos (como Jovens Multiplicadores), empresários e população foram imprescindíveis para o sucesso do Festival Recicla Pilar.