Unidade Básica de Saúde “Cecília Urias de Moura” é alvo de reclamação

Após reclamação dos usuários da UBS (Unidade Básica de Saúde “Cecília Urias de Moura”) da Nova Pilar ao Blog Repórter Pilar, a jornalista Sueli C. Maita, acompanhada da jornalista Geni Alves dos Santos, do “O Jornal” estiveram no local no dia 23 de março e constataram diversas irregularidades.

A princípio a população que utiliza o Pam da Nova Pilar reclamou da infestação de pulgas nas salas de espera. Segundo alguns funcionários, essa reclamação era do conhecimento deles desde o dia 19 de março. Informaram às jornalistas que muitos usuários vão à UBS e seus cães os acompanham; embora existam cartazes afixados na porta de entrada da Unidade, os donos do animal não impedem sua entrada e o mesmo fica no local, por isso a infestação de pulgas.

Outras irregularidades constatadas: forte odor vindo dos banheiros; falta de ralos nos mesmos; paredes com bolor e muita umidade; o forro (de PVC) também apresenta manchas de umidade. Segundo as pessoas que estavam no local, quando a chuva é forte a água escorre pelo forro. Salas para atendimento médico sem papel/lençol descartável; no mesmo local em que são guardados impressos, arquivos, extintores de incêndio, há um container onde está escrito “risco químico”, matérias ginecológicos, caixas de leite, freezer onde fica leite que sobra da distribuição, botijão de gás e galões de materiais de limpeza. Ainda há um espaço onde o mato está alto; aparelho médico jogados ao relento; cadeiras e mesas amontoadas.

O Secretário de Saúde, Dalton Fernando Pagianotto informou ao Blog Repórter Pilar que algumas das irregularidades (falta de ralo nos banheiros, materiais armazenados de maneira imprópria) não eram do seu conhecimento. Informou ainda que imediatamente tomou as providências necessárias para saná-las.

Em relação aos demais problemas constatados (bolor, umidade, vazamento de água e mato alto) já foram solicitadas, através de ofício, as providências necessárias.

O secretário também informou que a UBS – Unidade Básica de Saúde “Cecília Urias de Moura” passará, brevemente, por uma reforma geral, para melhor atender a população.
1 - Foto 8

2 - Foto 9