Caminhar pelas calçadas pilarenses é um desafio

Caminhar pelas calçadas pilarenses é um desafio… Muitas vezes, o pedestre precisa descer à rua para não se chocar com postes, orelhões ou não correr o risco de cair e se machucar por causa dos desníveis. As ruas centrais apresentam calçadas estreitas, pavimentadas com tijolos já gastos. Quantos passos já foram dados nessas calçadas, quantas pessoas já passaram por elas?

Em muitas calçadas o munícipe deposita materiais de construção, ou entulhos, dificultando a vida de quem precisa transitar por elas. Observamos isso nas ruas centrais e nas ruas dos bairros.

Outra coisa que observamos é a quantidade de terrenos com mato, calçadas invadidas pelo mesmo (quando há calçada), colocando em risco a saúde e a integridade física das pessoas.

É da competência dos órgãos públicos a manutenção da limpeza das ruas, mas uma boa parcela de responsabilidade de manter calçadas e quintais limpos é do munícipe. Que aproveita o terreno cheio de mato para jogar lixo, descartar móveis usados, restos de construção. E esse mesmo cidadão depois reclama da infestação de baratas, pernilongos, ratos e outros bichos…

Cuidar da limpeza e higiene da cidade é exercício de cidadania. E mostra boa educação, consciência e responsabilidade com o meio onde vive.