Sabesp é tema de audiência pública

Por: Jéssica Nascimento

A Câmara Municipal de Pilar do Sul realizou uma audiência pública sobre os serviços prestados pela companhia Sabesp, responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico da cidade. A reunião teve como objetivo questionar o não cumprimento do contrato estabelecido com o município. A audiência ocorreu na sexta-feira, 25 de outubro, no Plenário da Casa de Leis “Vereador Orlando Estevam de Oliveira”.

Segundo o relatório periódico, realizado em junho deste ano pela ARSESP, órgão que fiscaliza a empresa, há irregularidades nos serviços prestados, além de reclamações da população sobre falta de água e saneamento básico.

Para responder as questões levantadas pelos vereadores e público presente, os funcionários responsáveis pela Sabesp na região estiveram presentes. Como o superintendente Ivan Sobral de Oliveira, o gerente de setor Calixto Simões Freitas, o engenheiro da divisão de Itapetininga Mauro Tadeu Rezende Nalesso, o gerente comercial Wantual Peres, o gerente de departamento técnico Ulisses Andrade e o encarregado de Pilar do Sul José Vagner de Almeida Barros.

Os principais problemas levantados durante a reunião foram: falta de volume na água do bairro Jardim Esperança, falta de água no Bairro Panorama, falta de água em temporada de férias e feriados prolongados no Bairro Cananéia e Chácaras Reunidas, falta de sistema de abastecimento de água nos bairros Chapadão, Caxangá, Paineira e Turvo, falta de saneamento básico nos bairros dos Lemes e Vila São Manoel, esgoto entupido em época de chuva no Bairro Jardim Nova Pilar e falta de limpeza no reservatório de água da cidade.

Os responsáveis pela Sabesp estabeleceram um prazo de 90 dias para solucionar os problemas citados na reunião. Os vereadores sugeriram em marcar uma nova audiência no começo de 2014 para fiscalizar se houve solução dos problemas ou se as soluções estão em andamento.