Kaikan realiza festa Bom Odori

Por: Jéssica Nascimento

A Associação Cultural e Desportiva de Pilar do Sul (Kaikan) realiza a 40ª edição da festa em homenagem aos falecidos, conhecida como Bon Odori na cultura japonesa. O evento foi aberto ao público e ocorreu no sábado (10), na própria instituição.

Segundo Ernesto Abuno, diretor de educação da escola japonesa, a festa não só é em homenagem aos falecidos, mas também em pedido de boa safra. “Diz à crença que quanto mais pessoas participarem e quanto maior for o barulho, melhor será a safra”, completa.

A maioria dos participantes usava trajes da cultura nipônica, os homens “happi” e as mulheres “yukata”. Que são roupas informais e leves, parecidos com quimonos, só que o das mulheres é longo e dos homens cobre o quadril.

Todos participam das danças em volta do tambor, pessoas de todas as idades, crianças, adultos, jovens e idosos. As coreografias são formadas por movimentos repetitivos e alegres.

Durante o evento foi vendido comidas típicas, como yakissoba e doce de feijão. As decorações simbolizavam a fartura e a sorte, o que enfatiza o pedido de boa safra, segundo Abuno.

No final do evento, é realizado um ritual, no qual pessoas jogam bolinhos de arroz chamados “moti” coloridos em branco e vermelho, simbolizando a sorte na safra do ano. O presidente da associação é o primeiro a jogar, depois pessoas renomadas da sociedade jogam, desejando boa sorte para a safra.