Por que devo procurar um OFTALMOLOGISTA para meu exame de vista?

Saber mais pode fazer toda diferença para preservar sua visão.

O Que é optometria?

A optometria é definida como a especialidade dentro da OFTALMOLOGIA que mede a visão, para corrigir os defeitos que surgem quando uma pessoa tem um determinado grau e não usa ou está usando óculos inadequados para seu caso.

No Brasil, a optometria é praticada por médicos oftalmologistas e é chamada refratometria. Somente o médico oftalmologista deve examinar, receitar óculos ou lentes de contato, e tratar doenças oculares. Desde 1934, uma lei determinou que somente os médicos formados podem avaliar a visão e receitar óculos.

Essa lei, foi acolhida pela Constituição Cidadã de 1988, é valida até hoje, pois os legisladores tiveram a intenção de resguardar a sua saúde e segurança da população, garantindo que somente o médico oftalmologista pudesse cuidar dela.

Por isso, o exame ocular deve ser feito pelo médico, adequadamente preparado por no mínimo oito anos de faculdade, e equipado para receitar óculos (se necessário) diagnosticar e tratar as doenças oculares quando presentes.

Imagine que nosso olho, um órgão tão pequeno e tão importante, pode ser afetado por 3892 doenças! Algumas raras, outras nem tanto; mas muitas delas com possibilidade de, se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo, cegar ou matar. E o papel do médico é exatamente esse: CUIDAR DOS SEUS OLHOS COM COMPETÊNCIA,SABEDORIA E DESVELO.

Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia são nomes dados aos processos que provocam baixa visão, são doenças que inclusive constam do Código Internacional de Doenças (CID-10) elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por Sua Saúde! Não se deixe enganar confiando seus olhos a pessoas que não são médicos!

MAIS UM ALERTA!

Não compre óculos em camelôs. Diante de qualquer dificuldade visual (embaçamento, diminuição da visão, distorção das imagens, visão dupla etc) ou ocular (irritação, vermelhidão, coceira, lacrimejamento, intolerância à luz), procure seu oftalmologista. Ao comprar um par de óculos sem passar por uma consulta médica, você esta perdendo a chance de verificar se há algum outro problema, às vezes silencioso, mas traiçoeiro, como o glaucoma, diabetes, tumores, hipertensão arterial, descolamento de retina, comprometendo a sua visão. (Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia)