Pilar do Sul comemora aniversário de fundação

Pilar do Sul comemorou os 136 anos de fundação no 6º Encontro de Tropeiros, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal. O evento ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de maio, no Recinto de Festas Chico Mineiro, com objetivo de resgatar a cultura tropeira da cidade.

O evento iniciou com a entrega de medalhas honra ao mérito, do fundador da cidade, João Batista Ribeiro, para homenageados que levaram o nome de Pilar do Sul a fora e ajudaram no desenvolvimento da cidade. Na sessão solene, várias autoridades estavam presentes, como prefeitos da região, vereadores da cidade, e o Secretário de Meio Ambiente Edson Giribone, que inclusive foi um dos homenageados.

As principais atrações foram: apresentações culturais, exposição de fotos e antiguidades da cidade, festival gastronômico, barracas típicas beneficentes, feira de artesanato, atividades tropeiras, oficinas, e cavalgada.

O evento contou com apresentações do Projeto Violeirando Brasil, que passa pela primeira vez no Estado de São Paulo. O projeto é formado por um grupo de violeiros profissionais que viaja pelo Brasil todo, resgatando a cultura da viola. As apresentações juntam todos os estilos de viola, como baião, polca, chamomés, pagode de viola caipira, entre outros.

Toda a renda do evento será destinada ao Fundo Social de Solidariedade e a entidades carentes da cidade.

Por: Jéssica Nascimento